top of page

NOSSa missão

Amor a Química Farmacêutica Medicinal

Com o objetivo de atualizar e capacitar estudantes de graduação e pós-graduação, assim como profissionais e pós-doutores, em temas clássicos e modernos da Química Farmacêutica Medicinal, através da oferta de cursos de curta duração e conferências com especialistas nacionais e estrangeiros, a Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal (EVOFM) foi criada em janeiro de 1995.

QUÍMICA MEDICINAL - A ESCOLA BRASILEIRA
Segundo especialistas, somente quanto o Laboratório de Avaliação e Síntese (LASSBio) é criado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1994, é que se começa a ter uma pesquisa dirigia para a Química Medicinal no Brasil. A primeira edição da Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal (EVOFM) foi organizada, em janeiro de 1995, pelo LASSBio durante seus primórdios na UFRJ. À época lutava-se para transformar um antigo e precário laboratório desativado do subsolo do bloco B do Centro de Ciências da Saúde (CCS) no Fundão, no acrônimo que hoje é reconhecido internacionalmente como referência na Química Medicinal.

 

Desde então, LASSBio" e EVOFM caminham lado a lado, numa parceria que está, há 30 anos, difundindo a Química Farmacêutica
Medicinal no Brasil.

o começo da nossa história

​Na manhã do dia 23 de janeiro de 1995, iniciavam-se as atividades da l Escola de Verão em Química Medicinal, nas dependências do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pretendendo ocupar o espaço ocioso decorrente das férias estudantis de verão e com a missão de ser uma atividade de extensão universitária, capaz de atualizar estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais em temas da Química Medicinal. Esta iniciativa teve como inspiração uma Escola de Verão em Química, idealizada pelo saudoso Professor Otto R. Goetlieb e realizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, nos idos dos anos 70.

Numa destas edições participaram dois estudantes, que anos após seriam docentes doutores e Colegas no Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos, onde criou-se, nos anos 80, o que veio a ser a atual Escola de Verão em Química Professor José Tércio Barbosa Ferreira. Estes eventos, de indiscutível sucesso, foram os que motivaram-nos na idealização de uma versão em Química Medicinal, na UFRJ, já na década de 90. Claro que não passava em nossa cabeça como seria seu formato após o sucesso das primeiras Escolas. Isso significa uma oferta anual, ininterrupta, por todo este período. Se nas primeiras edições todos os participantes eram mais velhos que a Escola, atualmente já inverteu-se esta realidade, podendo dizer-se que muitos são mais jovens que a Escola. 

Ao longo desta trajetória muito foi aprendido com os aprendizes ou com os professores participantes, adaptando-a, modificando-a, para melhor, se espera, atualizando-a ou reinventando-a, algumas vezes. Vários eminentes pesquisadores, inventores de importantes medicamentos do atual arsenal terapêutico, juntaram-se à EVQFM para contar-nos suas aventuras científicas de sucesso. Excepcional experiência, em aprender-se, ao vivo e a cores, com eles, a caminhada, sempre árdua, que terminou coroada com estas descobertas terapêuticas fantásticas, que hoje beneficiam toda a humanidade. Organizada, desde 1995, pelo Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio/UFRJ), a Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal (EVQFM) está completando, em 2024, 30 anos de contribuição ao ensino e à difusão da disciplina no Brasil.

Vários eminentes pesquisadores, inventores de importantes medicamentos do atual arsenal terapêutico, juntaram-se à EVOFM, em algumas de suas edições para contar-nos suas aventuras científicas de sucesso. Entre eles, podemos destacar o saudoso Professor Camille G. Wermuth, da Universidade de Estrasburgo, França, responsável pela descoberta da minarina; Robin Ganellin, inventor
da cimetidina, primeiro antagonista seletivo de receptores histaminérgicos do subtipo-2; Dr Helmut Buschmann, da Alemanha, inventor do analgésico tapentadol; Dr Jan Heeres, descobridor do antiviral rilpivirina; DrJörgSenn-Bilfinger da Universidade de Stutgart, Alemanha, responsável pelo pantaprazola e da Inglaterra, Sir Simon Campbell, inventor da sildenafila (Viagra®, Pfizer).


Sempre realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no período das férias acadêmicas de verão, durante uma semana a Escola de Verão promove uma intensa jornada científica onde são oferecidos cursos e conferências, com renomados especialistas do Brasil e do exterior. Ao longo desses 20 anos, a Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal (EVOFM) já reuniu mais de 2.500 participantes. Muitos dos que por ela passaram apaixonaram-se pela Química Farmacêutica Medicinal e tornaram-se mestres, doutores, professores ou pesquisadores especialistas na área.

"Quero registrar minha imensa satisfação em realizar estas edições da EVOFM, de 1995 até aqui. Foi tarefa árdua, mas extremamente gratificante que muito me alegrou e ensinou, permitindo-me conhecer vários colegas, de muitas e diferentes partes do mundo e, principalmente, construir novas amizades, fundadas no respeito mútuo. Existem alguns momentos, nas diferentes fases de nossas vidas,

em que afinal pensamos compreender o valor das amizades! Este é um deles!
Agradeço, por fim, a todos os inscritos, desde a primeira edição pela presença que muito nos honrou, desejando que os ensinamentos ministrados lhes tenham sido uteis. A EVOFM me ensinou muito, especialmente a ser um eterno aprendiz, mesmo enquanto Professor."

- Profª Emérito Eliezer J. Barreiro.

O TRIO DA evqfm

EJB.jpg

Professor Emérito Eliezer J. Barreiro - UFRJ

Fundador 

Screenshot_12.png

Professor Carlos Alberto Manssour Fraga- UFRJ

Coordenador da 29° edição

Imagem do WhatsApp de 2023-08-15 à(s) 01.30.22.jpg

Professora Lídia Moreira Lima- UFRJ

Atual Coordenadora 

bottom of page