top of page

 

Concebida como fórum de capacitação discente e docente na área da Química Medicinal, a Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal (EVQFM) vem contribuindo desde 1995, ano de sua 1ª edição, para a habilitação de profissionais do setor de Fármacos & Medicamentos. Durante a XXV EVQFM, em janeiro de 2019, completamos 25 anos deste evento organizado anualmente e de maneira ininterrupta, em caráter comemorativo, e homenageamos o seu criador Professor Eliezer Barreiro batizando as Escolas de Verão em Química Farmacêutica Medicinal formalmente com seu nome, de maneira a perenizar sua impar contribuição para formação de Químicos Medicinais no Brasil.

Seu idealizador, Professor Eliezer J. Barreiro foi sem dúvida alguma um visionário na área das Ciências da Saúde em nosso País. Em especial, no âmbito da valorização da Química Farmacêutica Medicinal, disciplina que abraçou desde seu retorno do Doutorado em Chimie Médicale na França em 1978, vem contribuindo para difundir a sua importância como ferramenta essencial a nossa Soberania na área de Fármacos e Medicamentos, através de incansáveis esforços por diferentes cantos deste País continental impregnando os estudantes com o ideal de construirmos as bases para termos Fármacos Verde-Amarelos que sabem falar Português...

Mas, acima de tudo, Professor Eliezer Barreiro foi um grande cientista e muito cuidadoso com a responsabilidade social de suas pesquisas. Foi Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e criador e coordenador científico do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio). Membro da Academia Brasileira de Ciências, recebeu um grande número de importantes honrarias a sua trajetória acadêmica, como a Comenda Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, outorgada pela Presidência da República do Brasil. Já orientou mais de uma centena de alunos de pós-graduação e contribuiu com mais de 350 trabalhos científicos em revistas internacionais indexadas, além de ter mais de 20 patentes na área de fármacos, depositadas como inventor. É co-autor do livro Química Medicinal: As Bases Moleculares da Ação dos Fármacos, que está na sua 3ª edição. Foi o Coordenador Científico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR), importante rede para inovação radical na área de Fármacos em nosso país. Para conhecer mais sobre o currículo e trajetória do Professor Eliezer Barreiro, acesse seu currículo (basta clicar aqui!!).

 

Neste contexto, de 27 a 31 de janeiro de 2025 estaremos realizando a trigésima primeira edição da Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal - Professor Eliezer Barreiro (XXX EVQFM-EB), trazendo uma oferta de minicursos simultâneos e conferências, abordando as principais temáticas relacionadas a Química Medicinal e sua aplicação no processo de descoberta de candidatos à fármacos.

SOBRE O EVENTO

bottom of page